Habilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI
[Informação & Sociedade: Estudos; v. 24, n. 3 (2014)]
Relato de Pesquisa
Habilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI

Resumo: A avaliação da competência informacional é um tema candente e pouco explorado no Brasil. Em âmbito internacional, existem instrumentos validados que são utilizados em larga escala para verificar a competência em informação de indivíduos em diferentes contextos. Os resultados da aplicação deste instrumentos servem como um diagnóstico para o planejamento e aplicação de atividades de formação da competência informacional pelos bibliotecários e professores. Realizou-se uma análise de quatro instrumentos internacionais: o Beile Test of Information Literacy for Education – B-TILED da University of Central Florida, o instrumento do Working Group on Library Instruction of the Subcommittee on Libraries of the Conference of Rectors and Principals of Quebec Universities – CREPUQ do Canadá, o Information Competency Proficiency Exam do projeto Bay Area Community Colleges Information Competency Assessment Project e o instrumento da universidade St. Olaf College The First Year Information Literacy in the Liberal Arts Assessment (FYILLAA) Project. Neste artigo serão apresentados os resultados referentes às habilidades informacionais abordadas nestes instrumentos. Verificou-se que os instrumentos analisados focaram as habilidades relativas à identificação dos termos da necessidade informacional, à elaboração e construção de estratégias de buscas disponíveis no parâmetro dois da Association of College and Research Libraries (ACRL); diferenciação de fontes (parâmetro um); avaliação e seleção das fontes informacionais e seleção das informações do tema pesquisado (parâmetro três); e, por fim, as habilidades ligadas à questão do plágio (parâmetro cinco). O parâmetro quatro que está voltado à comunicação de informações não foi abordado pelos instrumentos. As questões de múltipla-escolha foram as mais recorrentes em todos os instrumentos analisados. Concluiu-se que há uma preocupação dos responsáveis pela elaboração dos instrumentos analisados com aspectos mais tradicionais de formação de usuários e com os aspectos técnicos da competência em informação em detrimento dos aspectos éticos e estéticos.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Competência em Informação. Avaliação. Instrumento de Avaliação.



Como citar
SANTOS, C. A. D.; CASARIN, H. C. S. Habilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de ci. Informação & Sociedade: Estudos, v. 24, n. 3, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92010. Acesso em: 01 dez. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
30
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorHabilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI
SANTOS, Camila Araújo dos; CASARIN, Helen Castro Silva
Informação & Sociedade: Estudos, n. 3, v. 24, 2014. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16501 (pt-BR) 3
TitleHabilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI (pt-BR) 3
AuthorSANTOS, Camila Araújo dos (pt-BR) 1
AuthorCASARIN, Helen Castro Silva (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16501/12408 (pt-BR) 3
IssueInformação & Sociedade: Estudos, n. 3, v. 24, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Sociedade: Estudos (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2014-09-23 (pt-BR) 1
hasAbstractA avaliação da competência informacional é um tema candente e pouco explorado no Brasil. Em âmbito internacional, existem instrumentos validados que são utilizados em larga escala para verificar a competência em informação de indivíduos em diferentes contextos. Os resultados da aplicação deste instrumentos servem como um diagnóstico para o planejamento e aplicação de atividades de formação da competência informacional pelos bibliotecários e professores. Realizou-se uma análise de quatro instrumentos internacionais: o Beile Test of Information Literacy for Education – B-TILED da University of Central Florida, o instrumento do Working Group on Library Instruction of the Subcommittee on Libraries of the Conference of Rectors and Principals of Quebec Universities – CREPUQ do Canadá, o Information Competency Proficiency Exam do projeto Bay Area Community Colleges Information Competency Assessment Project e o instrumento da universidade St. Olaf College The First Year Information Literacy in the Liberal Arts Assessment (FYILLAA) Project. Neste artigo serão apresentados os resultados referentes às habilidades informacionais abordadas nestes instrumentos. Verificou-se que os instrumentos analisados focaram as habilidades relativas à identificação dos termos da necessidade informacional, à elaboração e construção de estratégias de buscas disponíveis no parâmetro dois da Association of College and Research Libraries (ACRL); diferenciação de fontes (parâmetro um); avaliação e seleção das fontes informacionais e seleção das informações do tema pesquisado (parâmetro três); e, por fim, as habilidades ligadas à questão do plágio (parâmetro cinco). O parâmetro quatro que está voltado à comunicação de informações não foi abordado pelos instrumentos. As questões de múltipla-escolha foram as mais recorrentes em todos os instrumentos analisados. Concluiu-se que há uma preocupação dos responsáveis pela elaboração dos instrumentos analisados com aspectos mais tradicionais de formação de usuários e com os aspectos técnicos da competência em informação em detrimento dos aspectos éticos e estéticos. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_16501#00019.pdf () 1
hasIdHabilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI
SANTOS, Camila Araújo dos; CASARIN, Helen Castro Silva
Informação & Sociedade: Estudos, n. 3, v. 24, 2014. (Relato de Pesquisa) () 3
SourceInformação & Sociedade: Estudos; v. 24, n. 3 (2014) (pt-BR) 3
Source1809-4783 (pt-BR) 3
Source0104-0146 () 3
ThemaCiência da Informação (pt-BR) 1
ThemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaAvaliação (pt-BR) 1
ThemaInstrumento de Avaliação (pt-BR) 1