Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas | Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010 | 2010 - Brapci
Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010

Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas

Virtual atmospheres for the culture as education: conceptual and methodological approaches

Resumo: O desenvolvimento das tecnologias digitais da comunicação e informação, sobretudo a rede mundial de computadores, amplia demasiadamente as possibilidades de acesso à diversidade cultural, tornando possível tanto processos de homogeneização, quanto de resistência aos padrões culturais que ali circulam. a informação, assim como os modos de comunicá-la, assume relevância sem igual, pois, além de detê-la, é preciso saber obtê-la e usá-la de forma rápida, segura e eficaz. para que a informação seja valorizada, torna-se necessária a conservação, a guarda e a custodia da mesma, como início e fim de um modo de ver o mundo mediatizado por fragmentos e vestígios de um passado (re) descoberto e recriado em espaços próprios como as bibliotecas, os arquivos e os museus. na medida em que estes espaços são colocados em meio virtual, a memória, além de ser resgatada, é preservada e disseminada local e globalmente, fortalecendo e valorizando todo o significado cultural de determinada região. nosso propósito neste trabalho é o de discutir conceitual e metodologicamente a informação como base dos ambientes virtuais para a cultura como educação. para tanto, abordamos os ambientes virtuais como exemplos de dispositivos construídos a partir das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) que podem ser utilizados para diversas atividades humanas, inclusive as educacionais, configurando-os como dispositivos de poder para uma ou outra referência cultural. nesse contexto, a cultura passa a ser constituída por um conjunto informações, dentro de uma perspectiva de elaboração que é a de fortalecê-la para a valorização das identidades – elementos fundamentais para a educação. palavras-chave: ambiente virtual – educação – cultura – informação
Palavras-chave: Ciência da informação Tecnologia da informação Ambiente virtual Educação Cultura Informação Ambiente virtual-educação-cultura-informação
Abstract: The development of the digital technologies of the communication and information, above all the world net of computers, enlarges heavily the access possibilities to the cultural diversity, turning possible so much homogeneity processes, as of resistance to the cultural patterns that there circulate. the information, as well as the manners of communicating her, assumes unique relevance, because, besides stopping her, it is necessary to know to obtain her and to use her/it in a fast way, it holds and effective. for the information it is valued, he/she becomes necessary the conservation, the guard and it guards her/it of the same, as beginning and end in a way of seeing the world mediate for fragments and vestiges of a past (re) discovered and created again in own spaces as the libraries, the files and the museums. in the measure in that these spaces are placed in half virtual, the memory, besides being rescued, it is preserved and disseminated place and globally, strengthening and valuing the whole meaning certain cultural area. our purpose in this work is it of discussing conceptual and methodology the information as base of the virtual atmospheres for the culture as education. for so much, we approached the virtual atmospheres as examples of devices built starting from the digital technologies of the information and communication (tdic) that can be used for several human activities, besides the educational ones, configuring them as devices of power for an or other cultural reference. in that context, the culture becomes constituted by a group information, inside of an elaboration perspective that is the one of strengthening her/it for the valorization of the identities - fundamental elements for the education. word-key: adapt virtual - education - culture - information
Keywords: Information science Information Culture
Mots clés:


PETRUCCI, M. R.; PIMENTA, S. A. Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas. Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010.
PETRUCCI MRP; PIMENTA SAP. Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas. Informação & sociedade: estudos. 2010;20(2).
PETRUCCI, M. R., & PIMENTA, S. A. (2010). Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas. Informação & sociedade: estudos; 20(2).
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hasAuthorSonia de Almeida Pimenta: (92996)
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hasAbstractO desenvolvimento das tecnologias digitais da comunicação e informação, sobretudo a rede mundial de computadores, amplia demasiadamente as possibilidades de acesso à diversidade cultural, tornando possível tanto processos de homogeneização, quanto de resistência aos padrões culturais que ali circulam. a informação, assim como os modos de comunicá-la, assume relevância sem igual, pois, além de detê-la, é preciso saber obtê-la e usá-la de forma rápida, segura e eficaz. para que a informação seja valorizada, torna-se necessária a conservação, a guarda e a custodia da mesma, como início e fim de um modo de ver o mundo mediatizado por fragmentos e vestígios de um passado (re) descoberto e recriado em espaços próprios como as bibliotecas, os arquivos e os museus. na medida em que estes espaços são colocados em meio virtual, a memória, além de ser resgatada, é preservada e disseminada local e globalmente, fortalecendo e valorizando todo o significado cultural de determinada região. nosso propósito neste trabalho é o de discutir conceitual e metodologicamente a informação como base dos ambientes virtuais para a cultura como educação. para tanto, abordamos os ambientes virtuais como exemplos de dispositivos construídos a partir das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) que podem ser utilizados para diversas atividades humanas, inclusive as educacionais, configurando-os como dispositivos de poder para uma ou outra referência cultural. nesse contexto, a cultura passa a ser constituída por um conjunto informações, dentro de uma perspectiva de elaboração que é a de fortalecê-la para a valorização das identidades – elementos fundamentais para a educação. palavras-chave: ambiente virtual – educação – cultura – informação: 0
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