Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2010-07-09: 92991 |
hasAuthor | Mabel Ribeiro Petrucci: (92995) |
hasAuthor | Sonia de Almeida Pimenta: (92996) |
hasFileStorage | _repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_3789#00019.pdf: (95497) |
hasSectionOf | Comunicação de Trabalhos/pesquisa em Andamento: 90377 |
hasSectionOf | Comunicações: 232711 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Tecnologia da informação: 262190 |
hasSubject | Ambiente virtual: 7815 |
hasSubject | Educação: 234411 |
hasSubject | Cultura: 200383 |
hasSubject | Informação: 246570 |
hasSubject | Ambiente virtual-educação-cultura-informação: 282362 |
wasPublicationInDate | 2010-07-09: (248972) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
isPartOfSource | Informação & sociedade: estudos: 326 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00019-2010-20-2: 91035 |
hasAbstract | O desenvolvimento das tecnologias digitais da comunicação e informação, sobretudo a rede mundial de computadores, amplia demasiadamente as possibilidades de acesso à diversidade cultural, tornando possível tanto processos de homogeneização, quanto de resistência aos padrões culturais que ali circulam. a informação, assim como os modos de comunicá-la, assume relevância sem igual, pois, além de detê-la, é preciso saber obtê-la e usá-la de forma rápida, segura e eficaz. para que a informação seja valorizada, torna-se necessária a conservação, a guarda e a custodia da mesma, como início e fim de um modo de ver o mundo mediatizado por fragmentos e vestígios de um passado (re) descoberto e recriado em espaços próprios como as bibliotecas, os arquivos e os museus. na medida em que estes espaços são colocados em meio virtual, a memória, além de ser resgatada, é preservada e disseminada local e globalmente, fortalecendo e valorizando todo o significado cultural de determinada região. nosso propósito neste trabalho é o de discutir conceitual e metodologicamente a informação como base dos ambientes virtuais para a cultura como educação. para tanto, abordamos os ambientes virtuais como exemplos de dispositivos construídos a partir das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) que podem ser utilizados para diversas atividades humanas, inclusive as educacionais, configurando-os como dispositivos de poder para uma ou outra referência cultural. nesse contexto, a cultura passa a ser constituída por um conjunto informações, dentro de uma perspectiva de elaboração que é a de fortalecê-la para a valorização das identidades – elementos fundamentais para a educação. palavras-chave: ambiente virtual – educação – cultura – informação: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/3789 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3789: 0 |
hasSource | 0104-0146 |
hasTitle | Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3789 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3789/4363 |
prefLabel | Oai:periodicos.ufpb.br:article/3789#00019: 0 |