Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2013-08-12: 93021 |
hasAuthor | Jonathas Luiz Carvalho Silva: (3254) |
hasAuthor | Henriette Ferreira Gomes: (1184) |
hasFileStorage | _repository/00/09/30/13/work_00093013#00000.pdf: (95486) |
hasSectionOf | Artigo de revisão: 98 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Autonomia: 207302 |
hasSubject | Heteronomia: 93016 |
hasSubject | Mediação: 265973 |
hasSubject | Usuário da informação: 200527 |
hasSubject | Apropriação da informação: 266789 |
hasSubject | Usuários da informação: 184433 |
wasPublicationInDate | 2013-08-12: (323132) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
isPartOfSource | Informação & sociedade: estudos: 326 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:19:2013-23-2: (322075) |
hasAbstract | Analisa as concepções de autonomia/heteronomia no seio da Filosofia e da Educação. Apresenta como condição problematizadora as seguintes perguntas: Como a mediação da informação pode contribuir para se pensar uma autonomia por parte dos usuários da informação? Como podemos relacionar as percepções teóricas de alguns estudiosos sobre autonomia/heteronomia, tais como Kant, Piaget. Vygotsky e Paulo Freire aos processos de mediação da informação? Tem como objetivo geral discutir sobre as percepções de autonomia/heteronomia no âmbito da Filosofia e Educação, com vistas a sua aplicação no contexto da mediação da informação, visando atentar para uma autonomia dos usuários da informação e como objetivos específicos: a) Refletir sobre percepções teóricas de autonomia/heteronomia em Kant e Piaget; b) Analisar as concepções de autonomia em Vygotsky e Paulo Freire; e c) Identificar e avaliar possibilidades de aplicação da mediação da informação como construto para uma autonomia dos usuários da informação. A metodologia consta de uma pesquisa de nível exploratório com delineamento bibliográfico. Conclui que a concepção de autonomia/heteronomia é relevante para aplicação no contexto da mediação da informação, com vistas a construção de uma autonomia relativa a apropriação da informação pelo usuário de forma dialógica, sócio-histórica e emancipadora.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/12958 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12958: 0 |
hasSource | 0104-0146 |
hasTitle | A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12958 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12958/9683 |
prefLabel | Oai:periodicos.ufpb.br:article/12958#00019: 0 |