A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação | Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013 | 2013 - Brapci
Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013

A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação

The importance of mediation for the construction of a range of users in the context of information

Resumo: Analisa as concepções de autonomia/heteronomia no seio da Filosofia e da Educação. Apresenta como condição problematizadora as seguintes perguntas: Como a mediação da informação pode contribuir para se pensar uma autonomia por parte dos usuários da informação? Como podemos relacionar as percepções teóricas de alguns estudiosos sobre autonomia/heteronomia, tais como Kant, Piaget. Vygotsky e Paulo Freire aos processos de mediação da informação? Tem como objetivo geral discutir sobre as percepções de autonomia/heteronomia no âmbito da Filosofia e Educação, com vistas a sua aplicação no contexto da mediação da informação, visando atentar para uma autonomia dos usuários da informação e como objetivos específicos: a) Refletir sobre percepções teóricas de autonomia/heteronomia em Kant e Piaget; b) Analisar as concepções de autonomia em Vygotsky e Paulo Freire; e c) Identificar e avaliar possibilidades de aplicação da mediação da informação como construto para uma autonomia dos usuários da informação. A metodologia consta de uma pesquisa de nível exploratório com delineamento bibliográfico. Conclui que a concepção de autonomia/heteronomia é relevante para aplicação no contexto da mediação da informação, com vistas a construção de uma autonomia relativa a apropriação da informação pelo usuário de forma dialógica, sócio-histórica e emancipadora.
Palavras-chave: Ciência da informação Autonomia Heteronomia Mediação Usuário da informação Apropriação da informação Usuários da informação
Abstract: Analyzes the concepts of autonomy/heteronomy within the Philosophy and Education. It presents as a condition problematizing the following questions: How mediation can contribute information to think about autonomy for the users of information? How can we relate the theoretical insights of some scholars on autonomy / heteronomy, such as Kant, Piaget. Vygotsky and Paulo Freire to mediation processes information? Aims to discuss the general perceptions of autonomy/heteronomy within the philosophy and education, with a view to implementation in the mediation of information in order to attend to a range of information users and specific objectives: a) Reflect on perceptions theoretical autonomy / heteronomy in Kant and Piaget b) Review the concepts of autonomy in Vygotsky and Paulo Freire, and c) Identify and evaluate opportunities for mediation of information as to construct a range of information users. The methodology of a research-level exploratory design literature. It concludes that the concept of autonomy / heteronomy is relevant for application in the context of mediation of information, in order to build a range of information relating to ownership by the user in a dialogue, socio-historical and emancipatory.
Keywords: Information science Mediation
Mots clés:


SILVA, J. L. C.; GOMES, H. F. A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013.
SILVA JLCS; GOMES HFG. A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação. Informação & sociedade: estudos. 2013;23(2).
SILVA, J. L. C., & GOMES, H. F. (2013). A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação. Informação & sociedade: estudos; 23(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-08-12: 93021
hasAuthorJonathas Luiz Carvalho Silva: (3254)
hasAuthorHenriette Ferreira Gomes: (1184)
hasFileStorage_repository/00/09/30/13/work_00093013#00000.pdf: (95486)
hasSectionOfArtigo de revisão: 98
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectAutonomia: 207302
hasSubjectHeteronomia: 93016
hasSubjectMediação: 265973
hasSubjectUsuário da informação: 200527
hasSubjectApropriação da informação: 266789
hasSubjectUsuários da informação: 184433
wasPublicationInDate2013-08-12: (323132)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceInformação & sociedade: estudos: 326
hasIssueOfISSUE:JNL:19:2013-23-2: (322075)
hasAbstractAnalisa as concepções de autonomia/heteronomia no seio da Filosofia e da Educação. Apresenta como condição problematizadora as seguintes perguntas: Como a mediação da informação pode contribuir para se pensar uma autonomia por parte dos usuários da informação? Como podemos relacionar as percepções teóricas de alguns estudiosos sobre autonomia/heteronomia, tais como Kant, Piaget. Vygotsky e Paulo Freire aos processos de mediação da informação? Tem como objetivo geral discutir sobre as percepções de autonomia/heteronomia no âmbito da Filosofia e Educação, com vistas a sua aplicação no contexto da mediação da informação, visando atentar para uma autonomia dos usuários da informação e como objetivos específicos: a) Refletir sobre percepções teóricas de autonomia/heteronomia em Kant e Piaget; b) Analisar as concepções de autonomia em Vygotsky e Paulo Freire; e c) Identificar e avaliar possibilidades de aplicação da mediação da informação como construto para uma autonomia dos usuários da informação. A metodologia consta de uma pesquisa de nível exploratório com delineamento bibliográfico. Conclui que a concepção de autonomia/heteronomia é relevante para aplicação no contexto da mediação da informação, com vistas a construção de uma autonomia relativa a apropriação da informação pelo usuário de forma dialógica, sócio-histórica e emancipadora.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/12958
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12958: 0
hasSource0104-0146
hasTitleA importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da informação: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12958
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12958/9683
prefLabelOai:periodicos.ufpb.br:article/12958#00019: 0
Classe: Article