Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2015-12-28: 38833 |
hasAuthor | Rita de Cássia do Vale Caribé: (20789) |
hasFileStorage | _repository/00/09/30/78/work_00093078#00000.pdf: (95446) |
hasPageEnd | 104: 1871 |
hasPageStart | 89: 187 |
hasSectionOf | Relato de pesquisa: 99 |
hasSectionOf | Relato de experiência: 75 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Comunicação científica: 322956 |
hasSubject | Conceito: 316874 |
hasSubject | Divulgacao cientifica: 252791 |
hasSubject | Popularização científica: 93089 |
hasSubject | Percepção pública da ciência: 51913 |
hasSubject | Compreensão pública da ciência: 93090 |
hasSubject | Educação científica: 73089 |
hasSubject | Alfabetização científica: 93091 |
wasPublicationInDate | 2015-12-28: (279932) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Informação & sociedade: estudos: 326 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:19:2015-25-3: (322065) |
hasAbstract | Os conceitos de qualquer campo do conhecimento são fundamentais para o seu estudo e comunicação. Assim, propõe-se analisar os diferentes conceitos relacionados à comunicação científica. Percebe-se que comunicação científica aparece como termo genérico ao qual outros encontram-se subordinados. Seu campo semântico inclui a comunicação da informação gerada a partir dos métodos das ciências, tanto para os pares quanto para o público leigo. Ocorrências tais como difusão científica, divulgação científica, popularização da ciência, disseminação científica são termos específicos de comunicação científica, seus conceitos estão relacionados às atividades desenvolvidas por diferentes pessoas e instituições com o objetivo de levar a informação científica aos grupos sociais. Os termos percepção pública da ciência, compreensão pública da ciência, educação científica, alfabetização científica, citados com mais freqüência na literatura estrangeira, referem-se ao conjunto de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) a serem desenvolvidas nos indivíduos que integram o grupo para o qual a comunicação é dirigida. A natureza dos conceitos veiculados por esses termos são vistos e analisados a partir da definição de processo. O primeiro conjunto de termos identifica-se com o processo em si, um conjunto de atividades desenvolvidas para um determinado público. O segundo conjunto de termos identifica-se com os outcomes do processo, as mudanças comportamentais e desenvolvimento de competências nos receptores.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/23109 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23109: 0 |
hasSource | 0104-0146 |
hasTitle | Comunicação científica: reflexões sobre o conceito: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23109 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23109/14530 |
prefLabel | Oai:periodicos.ufpb.br:article/23109#00019: 0 |