A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm
[Liinc em Revista; v. 11, n. 1 (2015): Memória na era digital: novos desafios às humanidades e aos estudos da informação]
Memória na Era Digital: Novo Desafio às Humanidade e ao Estudo da Informação |
A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm

Resumo: RESUMO Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.Palavras-chave: Convergência Midiática; Web 2.0; A Fábula da Autonomia; Usuários; Colaboratividade.ABSTRACT  This article discusses the role of users and their collaborative practices on Web 2.0 within the technological paradigm and the culture of media convergence. This is an epistemological investigation based on a review  of the literature. As a result, one realizes that the act of sharing still confronts the idea that information is synonymous with power. And from this perspective, the role of the user regarding Digital Platforms should be examined carefully, considering the supremacy of large Web companies that act to restrict the alleged infocommunicative freedoms while assuring specific areas of influence where confidence in the systematization of the answers is almost comparable to Ariadne´s thread.Keywords: Media Convergence; Web 2.0; The Fable of Autonomy; Users; Collaborativity.  

Palavras-chave: Convergência Midiática. Web 2.0. A Fábula da Autonomia. Usuário. Colaboratividade.



Como citar
GOUVEIA JÚNIOR, M. A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ the culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm. , . DOI: 10.18617/liinc.v11i1.734 Acesso em: 28 nov. 2023.

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DescriptorA cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm
GOUVEIA JÚNIOR, Mário
Liinc em revista, , . (Memória na Era Digital: Novo Desafio às Humanidade e ao Estudo da Informação |) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3579 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v11i1.734 (pt-BR) 3
TitleA cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm (pt-BR) 3
PublishedLiinc em revista, n. 1, v. 11, 2015. (pt-BR) 2
AuthorGOUVEIA JÚNIOR, Mário (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3579/3066 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoMemória na Era Digital: Novo Desafio às Humanidade e ao Estudo da Informação | (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-05-29 (pt-BR) 1
hasAbstractRESUMO Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.Palavras-chave: Convergência Midiática; Web 2.0; A Fábula da Autonomia; Usuários; Colaboratividade.ABSTRACT  This article discusses the role of users and their collaborative practices on Web 2.0 within the technological paradigm and the culture of media convergence. This is an epistemological investigation based on a review  of the literature. As a result, one realizes that the act of sharing still confronts the idea that information is synonymous with power. And from this perspective, the role of the user regarding Digital Platforms should be examined carefully, considering the supremacy of large Web companies that act to restrict the alleged infocommunicative freedoms while assuring specific areas of influence where confidence in the systematization of the answers is almost comparable to Ariadne´s thread.Keywords: Media Convergence; Web 2.0; The Fable of Autonomy; Users; Collaborativity.   (pt-BR) 3
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SourceLiinc em Revista; v. 11, n. 1 (2015): Memória na era digital: novos desafios às humanidades e aos estudos da informação (pt-BR) 3
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ThemaWeb 2.0 (pt-BR) 1
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