A proposta de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil e as políticas para o setor | The proposal of a new regulation for Communication in Brazil and the public policies for Communication
[Liinc em Revista; v. 12, n. 1 (2016): Políticas de informação e marcos regulatórios da internet]
Política de Informação e Marco Regulatório da Internet |
A proposta de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil e as políticas para o setor | The proposal of a new regulation for Communication in Brazil and the public policies for Communication

Resumo: RESUMO A realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em 2009 no Brasil teve como consequência o fortalecimento de organizações da sociedade civil ocupadas com a democratização da mídia. Uma dessas entidades é o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), que colocou na agenda de debates a necessidade de um novo marco regulatório para a radiodifusão. A partir da metodologia e do exame da revisão bibliográfica, e tomando como aporte teórico a economia política da comunicação, o presente artigo examina a proposta de um novo marco regulatório no período, considerando a ausência de políticas para a área.Palavras-chave: Marco regulatório; Democratização; Confecom; Políticas de Comunicação; Economia Política.ABSTRACT The first National Conference on Communication (Confecom), held in 2009 in Brazil, had as its main result the strengthening of civil society organizations which dealt with media democratization. The National Forum for the Democratization of Communication (FNDC) is one of such entities and has stressed the need for new regulation regarding media broadcasting. Based on bibliographical research and the analysis of its results, as well as the theoretical support of the political economy of communication, this paper analyzes the proposal for new regulation in the period, taking into account the lack of public policies in the Communication segment.Keywords: Regulation; Democratization; Confecom; Communication Policies; Political Economy of Communication.

Palavras-chave: Marco Regulatório. Democratização. Confecom. Política de Comunicação. Economia Política.



Como citar
DEMARCHI, C. H.; KERBAUY, M. T. M. A proposta de um novo marco regulatório para a comunicação no brasil e as políticas para o setor | the proposal of a new regulation for communication in brazil and the public policies for communication. Liinc em revista, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.18617/liinc.v12i1.875 Acesso em: 28 set. 2022.

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DescriptorA proposta de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil e as políticas para o setor | The proposal of a new regulation for Communication in Brazil and the public policies for Communication
DEMARCHI, Carlos Henrique; KERBAUY, Maria Teresa Miceli
Liinc em revista, n. 1, v. 12, 2016. (Política de Informação e Marco Regulatório da Internet |) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3694 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v12i1.875 (pt-BR) 3
TitleA proposta de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil e as políticas para o setor | The proposal of a new regulation for Communication in Brazil and the public policies for Communication (pt-BR) 3
AuthorDEMARCHI, Carlos Henrique (pt-BR) 1
AuthorKERBAUY, Maria Teresa Miceli (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3694/3126 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 1, v. 12, 2016. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoPolítica de Informação e Marco Regulatório da Internet | (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-05-31 (pt-BR) 1
hasAbstractRESUMO A realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em 2009 no Brasil teve como consequência o fortalecimento de organizações da sociedade civil ocupadas com a democratização da mídia. Uma dessas entidades é o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), que colocou na agenda de debates a necessidade de um novo marco regulatório para a radiodifusão. A partir da metodologia e do exame da revisão bibliográfica, e tomando como aporte teórico a economia política da comunicação, o presente artigo examina a proposta de um novo marco regulatório no período, considerando a ausência de políticas para a área.Palavras-chave: Marco regulatório; Democratização; Confecom; Políticas de Comunicação; Economia Política.ABSTRACT The first National Conference on Communication (Confecom), held in 2009 in Brazil, had as its main result the strengthening of civil society organizations which dealt with media democratization. The National Forum for the Democratization of Communication (FNDC) is one of such entities and has stressed the need for new regulation regarding media broadcasting. Based on bibliographical research and the analysis of its results, as well as the theoretical support of the political economy of communication, this paper analyzes the proposal for new regulation in the period, taking into account the lack of public policies in the Communication segment.Keywords: Regulation; Democratization; Confecom; Communication Policies; Political Economy of Communication. (pt-BR) 3
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