Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
[Liinc em Revista; v. 7, n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?]
Mal Artigo | More Article
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case

Resumo: Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.

Palavras-chave: Divulgação Científica. Educacao Fisica. Acesso Livre. Arquivo Aberto. Tecnologia de Informação e Comunicação.



Como citar
SILVA, A. M.; LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. P. S. Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da educação física | scientific knowledge divulgation and appropriation: the physical education case. Liinc em revista, v. 7, n. 2, 2011. DOI: 10.18617/liinc.v7i2.443 Acesso em: 28 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorDivulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
SILVA, Ana Márcia; LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Paula Salles da
Liinc em revista, n. 2, v. 7, 2011. (Mal Artigo | More Article) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v7i2.443 (pt-BR) 3
TitleDivulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case (pt-BR) 3
AuthorSILVA, Ana Márcia (pt-BR) 1
AuthorLAZZAROTTI FILHO, Ari (pt-BR) 1
AuthorSILVA, Ana Paula Salles da (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329/2939 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 7, 2011. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoMal Artigo | More Article (pt-BR) 1
Disponibilizado2011-09-19 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3329#00051.pdf () 1
hasIdDivulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
SILVA, Ana Márcia; LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Paula Salles da
Liinc em revista, n. 2, v. 7, 2011. (Mal Artigo | More Article) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 7, n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura? (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaDivulgação Científica (pt-BR) 1
ThemaEducacao Fisica (pt-BR) 1
ThemaAcesso Livre (pt-BR) 1
ThemaArquivo Aberto (pt-BR) 1
ThemaTecnologia de Informação e Comunicação (pt-BR) 1