Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do centro de tecnologia acadêmica | development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the center of academic tecnology | Liinc em revista, v. 13, n. 1, 2017 | 2017 - Brapci
Liinc em revista, v. 13, n. 1, 2017

Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do centro de tecnologia acadêmica | development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the center of academic tecnology

Resumo: RESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.
Palavras-chave: Conhecimento livre Ciência cidadã Recurso educacional aberto Software livre Recursos educacionais abertos
Palabras clave: Ciencia ciudadana
Mots clés:


PEZZI, R. P.; et al.. Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do centro de tecnologia acadêmica | development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the center of academic tecnology. Liinc em revista, v. 13, n. 1, 2017.
PEZZI RPP; et al.. Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do centro de tecnologia acadêmica | development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the center of academic tecnology. Liinc em revista. 2017;13(1).
PEZZI, R. P., FERNANDES, H. C. M., BRANDAO, R. V., FREITAS, M. P. P., ALVES, L. S., SILVA, R. B., TAVARES, J. L. S., & WEIHMANN, G. R. (2017). Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do centro de tecnologia acadêmica | development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the center of academic tecnology. Liinc em revista; 13(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-06-06: 90461
hasAuthorRafael Peretti Pezzi: (93877)
hasAuthorHeitor Carpes Marques Fernandes: (93879)
hasAuthorRafael Vasques Brandão: (93881)
hasAuthorMarina Pinto Pizarro de Freitas: (93884)
hasAuthorLeonardo Sehn Alves: (93888)
hasAuthorRenan Bohrer da Silva: (93892)
hasAuthorJan Luc dos Santos Tavares: (93895)
hasAuthorGuilherme Rodrigues Weihmann: (93896)
hasFileStorage_repository/00/09/38/70/work_00093870#00000.pdf: (95196)
hasSectionOfRelato de Experiência de Laboratório e Ciência Cidadã | Experience Report on Citizen Science and Labs: 90421
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectConhecimento livre: 93876
hasSubjectCiência cidadã: 314976
hasSubjectRecurso educacional aberto: 35600
hasSubjectSoftware livre: 247326
hasSubjectRecursos educacionais abertos: 116968
wasPublicationInDate2017-06-06: (277466)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceLiinc em revista: 708
hasIssueOfISSUE:JNL:00051-2017-13-1: 90455
hasAbstractRESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/3757
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757: 0
hasRegisterId10.18617/liinc.v13i1.3757: 0
hasSource1808-3536
hasTitleDesenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do centro de tecnologia acadêmica | development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the center of academic tecnology: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757
hasUrlhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757/3220
prefLabeloai:ojs.revista.ibict.br:article/3757#00051: 0
hasDOI10.18617/liinc.v13i1.3757
Classe: Article