Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais | Semiotics and informational flows: collective arrangements and the user in digital environments
[Liinc em Revista; v. 6, n. 2 (2010): Linguagem, informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas]
Dossiê Linguagem, Informação e Nova Dinâmica Social Contemporâneas |
Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais | Semiotics and informational flows: collective arrangements and the user in digital environments

Resumo: Resumo Muito presente nas definições de informação, a ideia de representação é também a base da semiótica de Charles Sanders Peirce. O texto se propõe a pensar a informação em relação a conceitos que permeiam a semiótica peirceana. Assim, busca relacionar informação, semiótica e fluxos digitalizados. Nesse contexto, o usuário convive com a necessidade de alterar seu papel tradicional, de modo a assumir tarefas de produção, publicação, seleção e mediação de informações. Atua como produser (BRUNS, 2008): além de acessar as informações digitalizadas, apropria-se delas, remixa e ressignifica, devora e reconstrói, republica e assume o lugar de mediador.Palavras-chave semiótica; Charles Sanders Peirce; informação; representação; produsageAbstract The idea of representation is frequently referenced in the definitions of information. It is also the basis of Charles Sanders Peirce´s semiotics. This text proposes to consider the information connected to concepts that permeate peircean semiotics. Thus, it relates information, semiotics and digitized content. In this context, the user needs to change their traditional role and perform tasks like information production, publication, selection and mediation. The user acts like a produser (BRUNS, 2008):  access digitalized information, remixes them, republic and become a mediator.Keywords semiotics; Charles Sanders Peirce; information; representation; produsage

Palavras-chave: Semiótica. Charle Sanders Peirce. Informação. Representação. Produsage.



Como citar
ZILLER, J.; MOURA, M. A. Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais | semiotics and informational flows: collective arrangements and the user in digital environments. Liinc em revista, v. 6, n. 2, 2010. DOI: 10.18617/liinc.v6i2.369 Acesso em: 26 mar. 2023.

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DescriptorSemiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais | Semiotics and informational flows: collective arrangements and the user in digital environments
ZILLER, Joana; MOURA, Maria Aparecida
Liinc em revista, n. 2, v. 6, 2010. (Dossiê Linguagem, Informação e Nova Dinâmica Social Contemporâneas |) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3256 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v6i2.369 (pt-BR) 3
TitleSemiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais | Semiotics and informational flows: collective arrangements and the user in digital environments (pt-BR) 3
AuthorZILLER, Joana (pt-BR) 1
AuthorMOURA, Maria Aparecida (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3256/2884 (pt-BR) 3
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/3256/711 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 6, 2010. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoDossiê Linguagem, Informação e Nova Dinâmica Social Contemporâneas | (pt-BR) 1
Disponibilizado2010-09-29 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo Muito presente nas definições de informação, a ideia de representação é também a base da semiótica de Charles Sanders Peirce. O texto se propõe a pensar a informação em relação a conceitos que permeiam a semiótica peirceana. Assim, busca relacionar informação, semiótica e fluxos digitalizados. Nesse contexto, o usuário convive com a necessidade de alterar seu papel tradicional, de modo a assumir tarefas de produção, publicação, seleção e mediação de informações. Atua como produser (BRUNS, 2008): além de acessar as informações digitalizadas, apropria-se delas, remixa e ressignifica, devora e reconstrói, republica e assume o lugar de mediador.Palavras-chave semiótica; Charles Sanders Peirce; informação; representação; produsageAbstract The idea of representation is frequently referenced in the definitions of information. It is also the basis of Charles Sanders Peirce´s semiotics. This text proposes to consider the information connected to concepts that permeate peircean semiotics. Thus, it relates information, semiotics and digitized content. In this context, the user needs to change their traditional role and perform tasks like information production, publication, selection and mediation. The user acts like a produser (BRUNS, 2008):  access digitalized information, remixes them, republic and become a mediator.Keywords semiotics; Charles Sanders Peirce; information; representation; produsage (pt-BR) 3
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SourceLiinc em Revista; v. 6, n. 2 (2010): Linguagem, informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaSemiótica (pt-BR) 1
ThemaCharle Sanders Peirce (pt-BR) 1
ThemaInformação (pt-BR) 1
ThemaRepresentação (pt-BR) 1
ThemaProdusage (pt-BR) 1