Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo
[Liinc em Revista; v. 2, n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação]
Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo

Resumo: A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas.

Palavras-chave:



Como citar
PRETTO, N. L. Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo. Liinc em revista, v. 2, n. 1, 2006. DOI: 10.18617/liinc.v2i1.201 Acesso em: 03 out. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorPolíticas públicas educacionais no mundo contemporâneo
PRETTO, Nelson De Luca
Liinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v2i1.201 (pt-BR) 3
TitlePolíticas públicas educacionais no mundo contemporâneo (pt-BR) 3
AuthorPRETTO, Nelson De Luca (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097/2791 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoTransformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã (pt-BR) 1
Disponibilizado2006-03-19 (pt-BR) 1
hasAbstractA partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3097#00051.pdf () 1
hasIdPolíticas públicas educacionais no mundo contemporâneo
PRETTO, Nelson De Luca
Liinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 2, n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3