Resumo: A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas.
Palavras-chave:
propriety | value |
---|---|
Descriptor | Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo PRETTO, Nelson De Luca Liinc em revista, , . (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) (pt-BR) 3 |
Identificador | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v2i1.201 (pt-BR) 3 |
Title | Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo (pt-BR) 3 |
Published | Liinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (pt-BR) 2 |
Author | PRETTO, Nelson De Luca (pt-BR) 1 |
Access Link | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097/2791 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2006-03-19 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas. (pt-BR) 3 |
hasFileStorage | _repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3097#00051.pdf () 1 |
hasId | Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo PRETTO, Nelson De Luca Liinc em revista, , . (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) () 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 2, n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação (pt-BR) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |