O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
[Liinc em Revista; v. 8, n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate]
Novo Paradigma da Comunicação Científica: Ampliando o Debate |
O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository

Resumo: Resumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal

Palavras-chave: Acesso Aberto. Recurso Educativo Aberto. Processo de Ensino-aprendizagem. Portugal.



Como citar
COSTA, M. T. F. O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. o repositório de acesso aberto de portugal │ use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. the portuguese open access repository. Liinc em revista, v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.18617/liinc.v8i2.445 Acesso em: 27 set. 2022.

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DescriptorO uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
COSTA, Maria Teresa Ferreira
Liinc em revista, n. 2, v. 8, 2012. (Novo Paradigma da Comunicação Científica: Ampliando o Debate |) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v8i2.445 (pt-BR) 3
TitleO uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository (pt-BR) 3
AuthorCOSTA, Maria Teresa Ferreira (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/2940 (pt-BR) 3
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/3331/719 (pt-BR) 3
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/3331/720 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 8, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoNovo Paradigma da Comunicação Científica: Ampliando o Debate | (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-12-18 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal (pt-BR) 3
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hasIdO uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
COSTA, Maria Teresa Ferreira
Liinc em revista, n. 2, v. 8, 2012. (Novo Paradigma da Comunicação Científica: Ampliando o Debate |) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 8, n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaAcesso Aberto (pt-BR) 1
ThemaRecurso Educativo Aberto (pt-BR) 1
ThemaProcesso de Ensino-aprendizagem (pt-BR) 1
ThemaPortugal (pt-BR) 1