Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
[Liinc em Revista; v. 8, n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate]
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Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study

Resumo: Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’  perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth

Palavras-chave: Cultura Pop Japonesa. Socialização. Efeito de Terceira Pessoa. Efeito do Media. Juventude.



Como citar
CANáRIO, T. Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o efeito de terceira pessoa │ mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study. Liinc em revista, v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.18617/liinc.v8i2.481 Acesso em: 28 set. 2022.

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DescriptorMangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
CANáRIO, Tiago
Liinc em revista, n. 2, v. 8, 2012. (Mal Artigo | More Article) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v8i2.481 (pt-BR) 3
TitleMangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study (pt-BR) 3
AuthorCANáRIO, Tiago (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/2966 (pt-BR) 3
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/3361/741 (pt-BR) 3
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Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/3361/747 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 8, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoMal Artigo | More Article (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-12-18 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’  perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth (pt-BR) 3
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CANáRIO, Tiago
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SourceLiinc em Revista; v. 8, n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate (pt-BR) 3
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ThemaSocialização (pt-BR) 1
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