Idéias-força no pós-fordismo e a emergência da economia criativa | Central ideas in post-fordism and the emergence of the creative economy
[Liinc em Revista; v. 5, n. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debate]
Capitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate
Idéias-força no pós-fordismo e a emergência da economia criativa | Central ideas in post-fordism and the emergence of the creative economy

Resumo: Resumo A economia criativa emerge da crise instaurada a partir da passagem do padrão produtivo fordista / taylorista para o regime pós-fordista e é aqui entendida como um dos principais agentes da reestruturação contemporânea do capital. Sua produtividade baseia-se não apenas nas capacidades cognitivas e comunicacionais de seus empreendedores, como também na mobilização e apropriação de um conjunto de idéias-força conformadoras de – e conformadas por – uma multiplicidade de valores e estilos de vida surgidos ao longo da segunda metade do século passado, os quais este artigo objetiva apresentar.Palavras-chave pós-fordismo; economia criativa; produtividade; idéias-força; estilos de vidaAbstract The creative economy emerges from the crisis established after the passage of the fordist / taylorist productive pattern to the Post-fordist regimen and is understood here as one of the main agents of the contemporary restructuring of capital. Its productivity is based not just on the cognitive and communicational capacities of its entrepreneurs, but also on the mobilization and appropriation of a set of ideas that configure – and are configured by – a multiplicity of values and lifestyles that emerged along the second half of the last century, which this article aims to present.Keywords post-fordism; creative economy; productivity; ideas-force; lifestyles

Palavras-chave: Pós-fordismo. Economia Criativa. Produtividade. Idéias-força. Estilo de Vida | Post-fordism. Creative Economy. Ideas-force. Lifestyle.



Como citar
PIRES, V. S. Idéias-força no pós-fordismo e a emergência da economia criativa | central ideas in post-fordism and the emergence of the creative economy. Liinc em revista, v. 5, n. 2, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i2.304 Acesso em: 03 out. 2022.

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DescriptorIdéias-força no pós-fordismo e a emergência da economia criativa | Central ideas in post-fordism and the emergence of the creative economy
PIRES, Vladimir Sibylla
Liinc em revista, n. 2, v. 5, 2009. (Capitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3196 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v5i2.304 (pt-BR) 3
TitleIdéias-força no pós-fordismo e a emergência da economia criativa | Central ideas in post-fordism and the emergence of the creative economy (pt-BR) 3
AuthorPIRES, Vladimir Sibylla (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3196/2854 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 5, 2009. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoCapitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate (pt-BR) 1
Disponibilizado2009-09-18 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo A economia criativa emerge da crise instaurada a partir da passagem do padrão produtivo fordista / taylorista para o regime pós-fordista e é aqui entendida como um dos principais agentes da reestruturação contemporânea do capital. Sua produtividade baseia-se não apenas nas capacidades cognitivas e comunicacionais de seus empreendedores, como também na mobilização e apropriação de um conjunto de idéias-força conformadoras de – e conformadas por – uma multiplicidade de valores e estilos de vida surgidos ao longo da segunda metade do século passado, os quais este artigo objetiva apresentar.Palavras-chave pós-fordismo; economia criativa; produtividade; idéias-força; estilos de vidaAbstract The creative economy emerges from the crisis established after the passage of the fordist / taylorist productive pattern to the Post-fordist regimen and is understood here as one of the main agents of the contemporary restructuring of capital. Its productivity is based not just on the cognitive and communicational capacities of its entrepreneurs, but also on the mobilization and appropriation of a set of ideas that configure – and are configured by – a multiplicity of values and lifestyles that emerged along the second half of the last century, which this article aims to present.Keywords post-fordism; creative economy; productivity; ideas-force; lifestyles (pt-BR) 3
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