Novas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil | New considerations on access to Brazilian musical heritage
[Liinc em Revista; v. 7, n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?]
Artigo | Article
Novas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil | New considerations on access to Brazilian musical heritage

Resumo: Resumo Este artigo traz considerações sobre o direito à informação no campo da musicologia no Brasil, especialmente sobre o acesso a fontes musicais manuscritas. O autor compara a situação atual com o contexto de fins da década de 1990, apresentando exemplos concretos de avanço em termos de acessibilidade das fontes e reflexões sobre o impacto das tecnologias digitais na área em foco. Finalmente, aponta aspectos em que não houve tranformações significativas, tais como as restrições legais, as dificuldades metodológicas e a falta de mobilização coletiva para a discussão e definição de políticas públicas voltadas para o tratamento e a conservação do Patrimônio Musical no Brasil. Palavras-chave música brasileira, musicologia histórica, acervos, digitalização, patrimônio cultural Abstract This article presents considerations about the right to information in the field of musicology in Brazil, especially on the accessibility to hand-written musical sources. The author compares the current situation with the context of the late 1990s, giving positive examples in terms of accessibility of the sources and reflections on the impact of digital technologies in the area in focus. Finally, we discuss aspects in which there were no significant transformations, such as legal restrictions, methodological difficulties and the lack of collective mobilization for the discussion and definition of public policies for the care and preservation of musical heritage in Brazil. Keywords brazilian music, historical musicology, collections, digitization, cultural heritage

Palavras-chave: Música Brasileira. Musicologia Histórica. Acervo. Digitalização. Patrimônio Cultural.



Como citar
COTTA, A. G. Novas considerações sobre o acesso ao patrimônio musical no brasil | new considerations on access to brazilian musical heritage. Liinc em revista, v. 7, n. 2, 2011. DOI: 10.18617/liinc.v7i2.440 Acesso em: 03 out. 2022.

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DescriptorNovas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil | New considerations on access to Brazilian musical heritage
COTTA, André Guerra
Liinc em revista, n. 2, v. 7, 2011. (Artigo | Article) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3326 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v7i2.440 (pt-BR) 3
TitleNovas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil | New considerations on access to Brazilian musical heritage (pt-BR) 3
AuthorCOTTA, André Guerra (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3326/2936 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 7, 2011. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoArtigo | Article (pt-BR) 1
Disponibilizado2011-10-17 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo Este artigo traz considerações sobre o direito à informação no campo da musicologia no Brasil, especialmente sobre o acesso a fontes musicais manuscritas. O autor compara a situação atual com o contexto de fins da década de 1990, apresentando exemplos concretos de avanço em termos de acessibilidade das fontes e reflexões sobre o impacto das tecnologias digitais na área em foco. Finalmente, aponta aspectos em que não houve tranformações significativas, tais como as restrições legais, as dificuldades metodológicas e a falta de mobilização coletiva para a discussão e definição de políticas públicas voltadas para o tratamento e a conservação do Patrimônio Musical no Brasil. Palavras-chave música brasileira, musicologia histórica, acervos, digitalização, patrimônio cultural Abstract This article presents considerations about the right to information in the field of musicology in Brazil, especially on the accessibility to hand-written musical sources. The author compares the current situation with the context of the late 1990s, giving positive examples in terms of accessibility of the sources and reflections on the impact of digital technologies in the area in focus. Finally, we discuss aspects in which there were no significant transformations, such as legal restrictions, methodological difficulties and the lack of collective mobilization for the discussion and definition of public policies for the care and preservation of musical heritage in Brazil. Keywords brazilian music, historical musicology, collections, digitization, cultural heritage (pt-BR) 3
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