Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate
[Liinc em Revista; v. 5, n. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?]
Inclusão Digital: para Quê e para Quem? | Digital Inclusion: for What and for Whom?
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate

Resumo: Resumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim,  tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo.  Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadaniaAbstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship

Palavras-chave: Exclusão. Inclusão Digital. Inclusão Social. Alfabetização Digital. Acesso e Cidadania| Exclusion. Access and Citizenship.



Como citar
SOUZA, J. S.; BONILLA, M. H. S. Exclusão / inclusão: elementos para uma discussão | exclusion/inclusion: elements for a debate. Liinc em revista, v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i1.289 Acesso em: 27 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorExclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate
SOUZA, Joseilda Sampaio; BONILLA, Maria Helena Silveira
Liinc em revista, n. 1, v. 5, 2009. (Inclusão Digital: para Quê e para Quem? | Digital Inclusion: for What and for Whom?) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v5i1.289 (pt-BR) 3
TitleExclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate (pt-BR) 3
AuthorSOUZA, Joseilda Sampaio (pt-BR) 1
AuthorBONILLA, Maria Helena Silveira (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182/2845 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 1, v. 5, 2009. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoInclusão Digital: para Quê e para Quem? | Digital Inclusion: for What and for Whom? (pt-BR) 1
Disponibilizado2009-04-29 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim,  tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo.  Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadaniaAbstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3182#00051.pdf () 1
hasIdExclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate
SOUZA, Joseilda Sampaio; BONILLA, Maria Helena Silveira
Liinc em revista, n. 1, v. 5, 2009. (Inclusão Digital: para Quê e para Quem? | Digital Inclusion: for What and for Whom?) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 5, n. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem? (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaExclusão (pt-BR) 1
ThemaInclusão Digital (pt-BR) 1
ThemaInclusão Social (pt-BR) 1
ThemaAlfabetização Digital (pt-BR) 1
ThemaAcesso e Cidadania| Exclusion (pt-BR) 1
ThemaAccess and Citizenship (pt-BR) 1
ThemaDigital Inclusion (en) 1
ThemaSocial Inclusion (en) 1
ThemaDigital Literacy (en) 1