Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
[Liinc em Revista; v. 11, n. 2 (2015): Dilemas ético-epistemológicos da era da informação]
Dilema ético-epistemológico da Era da Informação |
Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom

Resumo: RESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.       

Palavras-chave: Comunicação. Comunicação Científica. Divulgação Científica. Intercom. Jornalismo Científico.



Como citar
MARICATO, J. M.; MENDES, M. M. Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na intercom | concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at intercom. , . DOI: 10.18617/liinc.v11i2.809 Acesso em: 05 dez. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorConceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
MARICATO, João de Melo; MENDES, Marina Muniz
Liinc em revista, , . (Dilema ético-epistemológico da Era da Informação |) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v11i2.809 (pt-BR) 3
TitleConceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom (pt-BR) 3
PublishedLiinc em revista, n. 2, v. 11, 2015. (pt-BR) 2
AuthorMARICATO, João de Melo (pt-BR) 1
AuthorMENDES, Marina Muniz (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644/3105 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoDilema ético-epistemológico da Era da Informação | (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-10-29 (pt-BR) 1
hasAbstractRESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.        (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3644#00051.pdf () 1
hasIdConceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
MARICATO, João de Melo; MENDES, Marina Muniz
Liinc em revista, , . (Dilema ético-epistemológico da Era da Informação |) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 11, n. 2 (2015): Dilemas ético-epistemológicos da era da informação (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaComunicação (pt-BR) 1
ThemaComunicação Científica (pt-BR) 1
ThemaDivulgação Científica (pt-BR) 1
ThemaIntercom (pt-BR) 1
ThemaJornalismo Científico (pt-BR) 1