O corvo (1983) curitibano de valêncio xavier: uma leitura poético-documental | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 2, n. 2, 2017 | 2017 - Brapci
Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 2, n. 2, 2017

O corvo (1983) curitibano de valêncio xavier: uma leitura poético-documental

Resumo: este artigo procura realizar uma análise das intersecções entre cinema e poesia com base nas relações intermidiáticas e de remediação entre tais discursos artísticos que se fazem sentir no documentário poético “O corvo” de Valêncio Xavier. A análise demonstrou que o artista se serviu das potencialidades das relações midiáticas envolvidas para traçar um novo e singular percurso tradutório do poema de Edgar Allan Poe para a tela, inclusive ao eleger como alternativa para compor seu filme uma tradução não literal e transgressora do texto poeano, não recorrendo às traduções canônicas de Machado de Assis, Fernando Pessoa ou Milton Amado. O resultado da análise também revela que o labor transmutacional de Valêncio Xavier na referida película buscou inserir o texto poético de Poe em seu projeto fílmico, qual seja, resgatar memórias poético-documentais da cidade de Curitiba, revista a partir de suas ruínas, enfocando algumas similaridades entre as memórias do cineasta, a memória de suas leituras de “The Raven”, assim como sua visão sobre o próprio Poe, resvalando nesse sentido, em um filme autobiográfico de Xavier, mas também servindo de poesia documental da tragédia e glória que foi a vida e a literatura de Poe, sintetizadas em seu poema mais venerado.
Palavras-chave: O corvo Valêncio xavier Documentário Intermidialidade Poesia
Keywords:
Palabras clave: Poesía
Mots clés:


VITORIANO, H. B. S. O corvo (1983) curitibano de valêncio xavier: uma leitura poético-documental. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 2, n. 2, 2017.
VITORIANO HBSV. O corvo (1983) curitibano de valêncio xavier: uma leitura poético-documental. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias. 2017;2(2).
VITORIANO, H. B. S. (2017). O corvo (1983) curitibano de valêncio xavier: uma leitura poético-documental. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias; 2(2).
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hasAbstracteste artigo procura realizar uma análise das intersecções entre cinema e poesia com base nas relações intermidiáticas e de remediação entre tais discursos artísticos que se fazem sentir no documentário poético “O corvo” de Valêncio Xavier. A análise demonstrou que o artista se serviu das potencialidades das relações midiáticas envolvidas para traçar um novo e singular percurso tradutório do poema de Edgar Allan Poe para a tela, inclusive ao eleger como alternativa para compor seu filme uma tradução não literal e transgressora do texto poeano, não recorrendo às traduções canônicas de Machado de Assis, Fernando Pessoa ou Milton Amado. O resultado da análise também revela que o labor transmutacional de Valêncio Xavier na referida película buscou inserir o texto poético de Poe em seu projeto fílmico, qual seja, resgatar memórias poético-documentais da cidade de Curitiba, revista a partir de suas ruínas, enfocando algumas similaridades entre as memórias do cineasta, a memória de suas leituras de “The Raven”, assim como sua visão sobre o próprio Poe, resvalando nesse sentido, em um filme autobiográfico de Xavier, mas também servindo de poesia documental da tragédia e glória que foi a vida e a literatura de Poe, sintetizadas em seu poema mais venerado.: 0
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