O nacionalismo na publicidade brasileira nos anos 1970: o caso do premio jeca tatu e a campanha unindo o Brasil num grande abraco | Revista Acervo (Arquivo Nacional), v. 37, n. 3, 1964 | 1964 - Brapci
Revista Acervo (Arquivo Nacional), v. 37, n. 3, 1964

O nacionalismo na publicidade brasileira nos anos 1970: o caso do premio jeca tatu e a campanha unindo o Brasil num grande abraco

Nationalism in brazilian advertising in the 1970s: the case of the jeca tatu award and the uniting Brazil in a big hug campaign

El nacionalismo en la publicidad brasilena en los anos 1970: el caso del premio jeca tatu y la campana uniendo a Brasil en un gran abrazo

Resumo: O objetivo deste texto e analisar como a publicidade brasileira atuou durante a ditadura militar brasileira, especificamente durante a segunda metade dos anos 1970. A partir da analise da premiacao Jeca Tatu (1978) e da campanha do banco Bamerindus, Unindo o Brasil num grande abraco (1977), demonstraremos que a publicidade brasileira (profissionais da propaganda, agencias e instituicoes de classe) se envolveu no projeto de comunicacao da ditadura militar, rompendo a fronteira entre propaganda oficial e publicidade comercial. Palavras-chave: cultura; ditadura militar; nacionalismo; propaganda.
Palavras-chave:
Abstract: The aim of this text is to analyze how Brazilian advertising operated during the Brazilian military dictatorship, specifically during the second half of the 1970s. By examining the Jeca Tatu award (1978) and the Bamerindus bank campaign, Uniting Brazil in a Big Hug (1977), we will demonstrate that Brazilian advertising (advertising professionals, agencies, and trade institutions) became involved in the communication project of the military dictatorship, breaking the boundary between official propaganda and commercial advertising. Keywords: culture; military dictatorship, nationalism; propaganda.
Keywords:
Resumen: El objetivo de este texto es analizar como actuo la publicidad brasilena durante la dictadura militar brasilena, especificamente durante la segunda mitad de los anos 1970. A partir del analisis de la premiacion Jeca Tatu (1978) y de la campana del banco Bamerindus, Uniendo a Brasil en un gran abrazo (1977), demostraremos que la publicidad brasilena (profesionales de la publicidad, agencias e instituciones de clase) se involucro en el proyecto de comunicacion de la dictadura militar, rompiendo la frontera entre propaganda oficial y publicidad comercial. Palabras clave: cultura; dictadura militar; nacionalismo; propaganda.
Palabras clave:
Mots clés:


CASTRO NETTO, D.; PRIORI, A. O nacionalismo na publicidade brasileira nos anos 1970: o caso do premio jeca tatu e a campanha unindo o brasil num grande abraco. Revista Acervo (Arquivo Nacional), v. 37, n. 3, 1964.
CASTRO NETTO DC; PRIORI AP. O nacionalismo na publicidade brasileira nos anos 1970: o caso do premio jeca tatu e a campanha unindo o brasil num grande abraco. Acervo - revista do arquivo nacional. 1964;37(3).
CASTRO NETTO, D., & PRIORI, A. (1964). O nacionalismo na publicidade brasileira nos anos 1970: o caso do premio jeca tatu e a campanha unindo o brasil num grande abraco. Acervo - revista do arquivo nacional; 37(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasSectionOfDossiê: 293
hasAuthorDavid Castro Netto: (322509)
hasAuthorAngelo Priori: (322510)
wasPublicationInDate2024-12-20: (322165)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
hasFileStorage_repository/00/32/25/08/work_00322508#00000.pdf: (331273)
hasIssueOfISSUE:JNL:62: 1964-37-3: (307649)
isPartOfSourceAcervo - Revista do Arquivo Nacional: 780
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2243
hasTitleO nacionalismo na publicidade brasileira nos anos 1970: o caso do premio jeca tatu e a campanha unindo o Brasil num grande abraco: 0
hasAbstractO objetivo deste texto e analisar como a publicidade brasileira atuou durante a ditadura militar brasileira, especificamente durante a segunda metade dos anos 1970. A partir da analise da premiacao Jeca Tatu (1978) e da campanha do banco Bamerindus, Unindo o Brasil num grande abraco (1977), demonstraremos que a publicidade brasileira (profissionais da propaganda, agencias e instituicoes de classe) se envolveu no projeto de comunicacao da ditadura militar, rompendo a fronteira entre propaganda oficial e publicidade comercial. Palavras-chave: cultura; ditadura militar; nacionalismo; propaganda.: 0
hasUrlhttps://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2243
hasUrlhttps://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2243/2197
hasUrlhttps://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2243/2198
Classe: Article