Interatividade na tv digital aberta:como entender o que o usuário pensa, precisa e quer | DataGramaZero, v. 12, n. 5, 2011 | 2011 - Brapci
DataGramaZero, v. 12, n. 5, 2011

Interatividade na tv digital aberta:como entender o que o usuário pensa, precisa e quer

Interactivity on open digital tv:how to understand what a user thinks, needs and wants

Resumo: Este artigo trata do usuário da TV digital, da importância de entendê- lo e respeitá-lo para então incluí-lo no processo de implementação da interatividade na TV digital aberta brasileira. Apresenta, alguns dados relativos a TV aberta no Brasil , uma reflexão sobre o modelo de negócios mais interessante para esta proposta de mudança de comportamento de populações e algumas reações adversas decorrentes da interatividade, já presente e utilizada através de muitas tecnologias. Coloca algumas considerações sobre o usuário, para então, entrar na problemática da importância da pesquisa de opinião vista sobre um novo paradigma, o de compreender realmente o usuário antes de qualquer direcionamento pretendido que diga respeito à construção de conteúdo interativo para TV digital aberta. A ideia apresentada para tentar viabilizar o alcance deste objetivo, é o uso do método hermenêutico apoiado em técnicas de psicanálise como apoio e complemento a pesquisa de opinião relacionada ao futuro usuário da interatividade na TV digital aberta.
Palavras-chave: Tv digital aberta Interatividade Usuário Pesquisa de opinião Hermenêutica
Abstract: This article is about digital TV users, the importance of understanding, respecting and then including them in the process of establishing interactivity on brazilian open digital TV. It shows some facts related to open TV in Brazil, a reflection on the most interesting business model for this proposal for a populations behavior change in some adverse reactions originated in interactivity, already present and used for many technologies. It first establishes some considerations about users and after it approaches the problematic of the importance of opinion poll from a new paradigm in order to really understand the users before any intended directive concerned with the interactive context of open digital TV.The idea here presented to reach this goal in order to assess the full extent of the objective feasibility, is the use of the hermeneutic method supported by psychoanalytic techniques such a support and complement of the opinion poll related to the future users of open digital TV interactivity.
Keywords: Open digital tv Interactivity Users Opinion poll Hermeneutic
Palabras clave:
Mots clés:


PEPULIM, M. E. H.; FIALHO, F. A. P. Interatividade na tv digital aberta:como entender o que o usuário pensa, precisa e quer. DataGramaZero, v. 12, n. 5, 2011.
PEPULIM MEHP; FIALHO FAPF. Interatividade na tv digital aberta:como entender o que o usuário pensa, precisa e quer. Datagramazero. 2011;12(5).
PEPULIM, M. E. H., & FIALHO, F. A. P. (2011). Interatividade na tv digital aberta:como entender o que o usuário pensa, precisa e quer. Datagramazero; 12(5).
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CategoryDetails
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