Dataverse:ExtermalVocabulary
Índice
Dataverse Vocabulários Externos
Usando serviços de vocabulário externos
O software Dataverse possui um mecanismo para associar campos específicos definidos em blocos de metadados a vocabulário(s) gerenciado(s) por serviços externos. O mecanismo depende de Javascripts confiáveis de terceiros. O mapeamento do tipo de campo para vocabulário(s) externo(s) é gerenciado através da configuração :CVocConf .
Esta funcionalidade é considerada ‘experimental’. Pode exigir um esforço significativo para configurar e provavelmente evoluirá em versões subsequentes do software Dataverse.
- O efeito de configurar este mecanismo é semelhante ao de definir um campo em um bloco de metadados com 'allowControlledVocabulary=true':
- Os usuários podem selecionar em uma lista controlada de valores.
- Os valores podem ser mostrados em qualquer idioma em que o termo tenha sido definido.
Em geral, o mecanismo de suporte de vocabulário externo pode ser uma escolha melhor para vocabulários grandes, vocabulários hierárquicos/estruturados e/ou vocabulários gerenciados por terceiros. Além disso, o mecanismo de vocabulário externo difere do mecanismo de vocabulário controlado internamente em vários aspectos que podem torná-lo uma opção preferida:
- O formato URI legível por máquina de um vocabulário é armazenado no banco de dados do Dataverse e pode ser incluído em arquivos de metadados exportados.
- Os mapeamentos de vocabulário podem ser alterados sem alterar o bloco de metadados, possibilitando que diferentes instalações do Dataverse utilizem vocabulários diferentes no mesmo campo.
- Mapeamentos podem associar um campo a mais de um vocabulário.
- Os mapeamentos podem ser configurados para permitir também entradas de texto personalizado/livre, bem como valores de vocabulário.
- Mapeamentos podem ser configurados para campos compostos e a seleção de um determinado valor de vocabulário pelo usuário pode ser usada para preencher campos filhos relacionados (por exemplo, a seleção de uma palavra-chave também pode preencher um campo de nome de vocabulário).
- A remoção de um mapeamento não afeta os valores armazenados (o campo voltaria a permitir texto livre).
As especificações da interface do usuário para inserir/selecionar um termo do vocabulário e como esse termo é exibido são gerenciadas por Javascripts de terceiros. Os Javascripts iniciais criados fornecem preenchimento automático, exibindo uma lista de opções que correspondem ao que o usuário digitou até o momento, mas outras interfaces, como a exibição de uma árvore de opções para um vocabulário hierárquico, são possíveis. Da mesma forma, os scripts existentes fazem coisas relativamente simples para exibir um termo - mostrando o nome do termo no idioma apropriado e fornecendo um link para uma URL externa com mais informações, mas exibições mais sofisticadas são possíveis.
Scripts que suportam o uso de vocabulários de serviços que suportam o protocolo:
- SKOMOS (consulte https:// skos mos.org )
- ORCIDs (em https://orcid.org ) estão disponíveis [https://github.com/gdcc/dataverse-external-vocab-support]. (Scripts personalizados também podem ser usados e os membros da comunidade são incentivados a compartilhar novos scripts por meio do repositório dataverse-external-vocab-support .)
A configuração envolve a especificação de quais campos devem ser mapeados, se entradas de texto livre são permitidas, quais vocabulário(s) devem ser usados, em quais idiomas esse(s) vocabulário(s) estão disponíveis e vários parâmetros específicos de protocolo de serviço e instância de serviço. Todos eles são definidos na configuração :CVocConf como uma matriz JSON.
Detalhes sobre os elementos necessários, bem como exemplos de matrizes JSON estão disponíveis em https://github.com/gdcc/dataverse-external-vocab-support , junto com um exemplo de bloco de metadados que pode ser usado para teste. Os scripts necessários podem ser hospedados localmente ou recuperados dinamicamente em https://gdcc.github.io/ (semelhante ao funcionamento dos visualizadores do dataverse).
Observe que, além do :CVocConf descrito acima, uma alternativa é a configuração :ControlledVocabularyCustomJavaScript .
EndPoints
https://agrovoc.fao.org/browse/rest/v1/agrovoc/data?uri=http%3A%2F%2Faims.fao.org%2Faos%2Fagrovoc%2Fc_4&format=application/rdf%2Bxml
EndPoint GetURL
https://agrovoc.fao.org/browse/rest/v1/agrovoc/data?uri=http%3A%2F%2Faims.fao.org%2Faos%2Fagrovoc%2Fc_48377&format=application/rdf%2Bxml
EndPoint Search
https://agrovoc.fao.org/browse/rest/v1/agrovoc/search?query=Milho&lang=pt